Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Instagram
    Blog da Tina
    Contato
    • HOME
    Blog da Tina
    • Sobre
    • Contato
    • Política de Privacidade
    Início » “Ela vive doente!”
    Blog

    “Ela vive doente!”

    TinaPor Tina18 de junho de 20262 min. leitura
    Copy Link
    Follow Us
    Instagram
    Compartilhe
    Copy Link

    Desde pequena, ouço as pessoas falando sobre mim: “ela vive doente”, “com dor de novo?” ou “qual a desculpa agora?”.

    Eu ficava muito triste porque, além de ter que lidar com dores, hospitais, medicamentos e tratamentos que nem sempre fizeram efeito, ainda tinha uma luta contra mim mesma: não demonstrar para ninguém, ou demonstrar o mínimo possível, de dor, medo e angústia.
    Mantive uma personagem feliz (e bêbada, diga-se de passagem), que todos aceitavam muito melhor do que a minha versão real. Enfim…

    O meu combo veio completo desde cedo: autismo, asma, ansiedade, depressão, bruxismo, fibromialgia… A vida olhou pra mim e pensou: ‘manda o pacote premium’. Desde sempre estou escondendo (ou tentando esconder) o que sinto.

    Minha inteligência nunca me levou muito longe, porque eu sempre me distraio tendo que lidar com tudo isso e acabo me perdendo no caminho. Me sinto como um doguinho correndo atrás do próprio rabo. Fico recomeçando e recomeçando…

    Outra luta é tentar não sentir culpa por não conseguir render como eu (ou o mundo?) gostaria.

    “UAU!! A Tina é supercalifragilisticexpialidoce produtiva!”

    A verdade é que quase sempre escolhi a exaustão em vez da culpa de demonstrar dor, fraqueza ou que aquilo era demais pra mim.

    Lembro do dia em que uma grande amiga descobriu que eu lutava contra ansiedade e depressão. Ela ficou em choque:

    “A Tina tem depressão? A Tina? A minha amiga Tina? Não pode ser… Mas por quê? Ela é tão feliz.”

    Claro que não fazia sentido para ela. Eu só permitia que as pessoas vissem o meu lado decorado. Aquele em que eu ensaiava cada ação, cada frase e cada piada na noite anterior. Se tenho um evento daqui a duas semanas, passo essas duas semanas pensando em como vou agir, falar, me apresentar ao mundo…
    Parece exagero? Para mim sempre foi roTINA (rs), mas estou cansada. Exausta de verdade verdadeira.

    Me desculpe se te decepcionei hoje. É que eu venho me decepcionando há quase 50 anos e decidi experimentar fazer diferente nessa segunda (espero eu) metade da minha vida.

    Obrigada por você ter lido até aqui.
    Espero que você ainda continue gostando de mim.

    Ah! Hoje, completo 48 anos de vida. 🥳

    Tina | Aprendendo a se respeitar sem se importar com a opinião alheia.

    Follow on Instagram
    Compartilhe. Copy Link
    Post Anterior#2 Motivo para continuar acreditando que nem tudo está perdido
    Tina
    Tina

      Talvez Você Goste

      Fibromialgia: por que ela piora tanto no frio?

      15 de junho de 2026
      Deixe um Comentário Cancel Reply

      Veja Também

      “Ela vive doente!”

      18 de junho de 2026

      #2 Motivo para continuar acreditando que nem tudo está perdido

      16 de junho de 2026

      Fibromialgia: por que ela piora tanto no frio?

      15 de junho de 2026

      O progresso que eu não sabia reconhecer

      14 de junho de 2026

      Sou a Tina, escritora e criadora do Blog da Tina. Escrevo desde 2002, quando blogs eram espaços de troca real, sem algoritmos ditando o ritmo. Aqui falo sobre vida, sentimentos, cotidiano e o que nos atravessa com honestidade e presença.

      Se você também escreve ou mantém um blog, me conta. Quero conhecer o seu espaço.

      Contato: blogdatina@paralelle.com.br

      Últimos posts

      “Ela vive doente!”

      18 de junho de 2026

      #2 Motivo para continuar acreditando que nem tudo está perdido

      16 de junho de 2026

      Fibromialgia: por que ela piora tanto no frio?

      15 de junho de 2026
      Instagram
      • Sobre
      • Contato
      • Política de Privacidade
      © 2026 Blog da Tina - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Tooncadilhos.

      Digite acima e pressione Enter para buscar. Pressione Esc para cancelar.