Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Instagram
    Blog da Tina
    Contato
    • HOME
    Blog da Tina
    • Sobre
    • Contato
    • Política de Privacidade
    Início » Fibromialgia: por que ela piora tanto no frio?
    Blog

    Fibromialgia: por que ela piora tanto no frio?

    TinaPor Tina15 de junho de 2026Atualizado:15 de junho de 20262 min. leitura
    Copy Link
    Follow Us
    Instagram
    Compartilhe
    Copy Link

    Tenho fibromialgia há muitos anos e existe uma coisa que meu corpo aprendeu antes de mim: o frio chegou.
    Nem preciso olhar a previsão do tempo. As dores aumentam, o corpo fica rígido, levantar da cama exige uma negociação enorme e tarefas simples passam a custar uma energia que, no verão, parecem não exigir.

    Mas isso acontece só comigo? Não.

    A fibromialgia é uma síndrome que provoca dor crônica e uma sensibilidade aumentada à dor. De maneira simplificada, é como se o cérebro amplificasse sinais que, em outras pessoas, passariam despercebidos. Além disso, ela costuma vir acompanhada de fadiga, sono irregular, dificuldade de concentração e daquela sensação de que o corpo inteiro resolveu trabalhar contra você.

    Embora a ciência ainda não tenha uma resposta definitiva para explicar a piora no inverno, existem hipóteses…
    O frio provoca contração muscular, reduz a flexibilidade dos tecidos e pode aumentar a percepção da dor em pessoas que já possuem um sistema nervoso hipersensível. Em minhas pesquisas e conversas com vários médicos, dizem que também se soma ao fato de que nos movimentamos menos, passamos mais tempo em ambientes fechados e recebemos menos luz solar.
    Eu sempre recebo pouca luz solar. (Olá, vitamina D. Cê tá bem, fia?)

    O diacho da dor nunca escolhe um lugar só e em alguns dias está nos quadris depois aparece na mão esquerda… Mais tarde resolve morar na coxa direita e por aí vai viajando pelo meu corpo.
    Parece que alguém aumentou o grau de todas as sensações ao mesmo tempo e quebrou o dimmer no final!

    Tem outra parte difícil nesse rolê todo que é explicar isso para quem não conhece a doença. Quem olha de fora vê uma pessoa aparentemente normal. Quem convive com ela sabe que existem dias em que sair da cama ou tomar um banho já são desafios suficientes.

    Aprendi a tratar meu corpo com mais gentileza nessa época do ano, com banhos quentes, cobertas, bolsas térmicas, pausas e menos cobrança. Tudo isso não cura a fibromialgia, mas torna a caminhada um pouco menos pesada.

    Se você tem fibromialgia, deixo aqui o meu abraço.
    Um abraço de leve, bem de levezinho. rs.

    Tina | Não podemos esquecer que gentileza também é tratamento.

    Follow on Instagram
    Compartilhe. Copy Link
    Post AnteriorO progresso que eu não sabia reconhecer
    Prox. Post #2 Motivo para continuar acreditando que nem tudo está perdido
    Tina
    Tina

      Talvez Você Goste

      “Ela vive doente!”

      18 de junho de 2026
      Deixe um Comentário Cancel Reply

      Veja Também

      “Ela vive doente!”

      18 de junho de 2026

      #2 Motivo para continuar acreditando que nem tudo está perdido

      16 de junho de 2026

      Fibromialgia: por que ela piora tanto no frio?

      15 de junho de 2026

      O progresso que eu não sabia reconhecer

      14 de junho de 2026

      Sou a Tina, escritora e criadora do Blog da Tina. Escrevo desde 2002, quando blogs eram espaços de troca real, sem algoritmos ditando o ritmo. Aqui falo sobre vida, sentimentos, cotidiano e o que nos atravessa com honestidade e presença.

      Se você também escreve ou mantém um blog, me conta. Quero conhecer o seu espaço.

      Contato: blogdatina@paralelle.com.br

      Últimos posts

      “Ela vive doente!”

      18 de junho de 2026

      #2 Motivo para continuar acreditando que nem tudo está perdido

      16 de junho de 2026

      Fibromialgia: por que ela piora tanto no frio?

      15 de junho de 2026
      Instagram
      • Sobre
      • Contato
      • Política de Privacidade
      © 2026 Blog da Tina - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Tooncadilhos.

      Digite acima e pressione Enter para buscar. Pressione Esc para cancelar.