Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Instagram
    Blog da Tina
    Contato
    • HOME
    Blog da Tina
    • Sobre
    • Contato
    • Política de Privacidade
    Início » O ambiente importa
    VIDA

    O ambiente importa

    TinaPor Tina2 de julho de 2025Atualizado:14 de junho de 20263 min. leitura
    Copy Link
    Follow Us
    Instagram
    Compartilhe
    Copy Link

    (E muito mais do que você imagina)

    Existe uma frase simples, quase óbvia, mas que carrega uma verdade que a gente costuma ignorar:

    “Se você se cercar de mofo, uma hora também começa a mofar.”

    Alguém.

    Pode parecer exagero, mas essa é uma metáfora poderosa sobre como o ambiente em que estamos tem o poder de nos transformar… Para melhor ou para pior.

    Você pode ser a pessoa mais bonita, mais doce, pode ter feito terapia, meditação, curso de autoconhecimento, pode estar focando no seu desenvolvimento pessoal… mas se continua cercada de situações, pessoas, conversas e contextos tóxicos, o desgaste chega. E, na maioria das vezes, ele não chega gritando, ele se instala devagar. É um mofo sutil:

    • Um desânimo que te esvazia;
    • Uma tristeza sem motivo aparente;
    • Uma ansiedade que aparece do nada…
      ⠀

    O mofo não é só sujeira visível. Muitas vezes, ele é invisível no começo.
    Ele é silêncio. Ele é a normalização do incômodo.
    É aquele “tá tudo bem” que você repete, mas que no fundo sabe que não tá.

    O ambiente pode até parecer saudável, mas não é.

    Ambientes não são só lugares físicos… Quando falo de ambiente, não tô falando só da sua casa, do seu trabalho ou do bairro onde você mora. Ambiente é também:

    ✨ As pessoas com quem você convive;
    ✨ As conversas que você alimenta;
    ✨ As relações que você mantém;
    ✨ Os conteúdos do feed que você rola todos os dias…

    Ambiente é qualquer espaço, físico ou virtual, que te atravessa, que te toca, que te influencia. E a pergunta aqui é bem direta: você tem se nutrido de que tipo de energia?
    Que tipo de gente, de fala, de pensamento, de estímulo tá moldando você neste exato momento?

    Nem sempre é sobre “se curar”, às vezes, é sobre se afastar.

    A gente aprende muito sobre autocuidado, autoconhecimento, sobre “se resolver”, “se melhorar”, “se consertar”. Mas pouco se fala sobre como, às vezes, a verdadeira solução não tá dentro, tá fora.

    ✨ Às vezes, o problema não é você. É o lugar.
    ✨ Às vezes, não é sobre se consertar. É sobre sair do lugar errado.

    E isso não significa se isolar ou viver numa bolha. Mas sim escolher, de forma consciente, ambientes que nutram sua saúde, sua criatividade, sua paz, sua leveza.

    Se você percebe que “tá mofando”, talvez não seja sinal de que você esteja estragada. Talvez seja sinal de que você tá cercada de mofo. E, nesse caso, não tem autocuidado que resolva se você não se permite mudar de ambiente.⠀

    O ambiente importa. E importa muito.

    Tina (fugindo de morangos podres).


    Instagram

    Follow on Instagram
    Compartilhe. Copy Link
    Post AnteriorA música é meu templo
    Prox. Post Envergar sem quebrar
    Tina
    Tina

      Talvez Você Goste

      O progresso que eu não sabia reconhecer

      14 de junho de 2026

      Felicidade é hábito disfarçado

      4 de maio de 2026

      Café com açúcar, por favor

      6 de dezembro de 2025

      A música é meu templo

      15 de junho de 2025

      Quando tudo virou silêncio (e eu me escutei)

      7 de maio de 2025

      Pagando boletos de uma vida que não é minha.

      10 de março de 2025

      Os comentários estão encerrados.

      Veja Também

      “Ela vive doente!”

      18 de junho de 2026

      #2 Motivo para continuar acreditando que nem tudo está perdido

      16 de junho de 2026

      Fibromialgia: por que ela piora tanto no frio?

      15 de junho de 2026

      O progresso que eu não sabia reconhecer

      14 de junho de 2026

      Sou a Tina, escritora e criadora do Blog da Tina. Escrevo desde 2002, quando blogs eram espaços de troca real, sem algoritmos ditando o ritmo. Aqui falo sobre vida, sentimentos, cotidiano e o que nos atravessa com honestidade e presença.

      Se você também escreve ou mantém um blog, me conta. Quero conhecer o seu espaço.

      Contato: blogdatina@paralelle.com.br

      Últimos posts

      “Ela vive doente!”

      18 de junho de 2026

      #2 Motivo para continuar acreditando que nem tudo está perdido

      16 de junho de 2026

      Fibromialgia: por que ela piora tanto no frio?

      15 de junho de 2026
      Instagram
      • Sobre
      • Contato
      • Política de Privacidade
      © 2026 Blog da Tina - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Tooncadilhos.

      Digite acima e pressione Enter para buscar. Pressione Esc para cancelar.